Edição Atual
V.4 (2019)
Feira de Ciências das Escolas Estaduais - Diretoria de Ensino Região Itu
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3. CASA HIDRÁULICA
Resumo
BOREGAS; Sara Marcuci;
STRINGARI; Benedito Roberto; BRAINER
Feira de Ciências das Escolas Estaduais - Diretoria de Ensino Região Itu
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E.E. Prof.
Anthenor Fruet
1. ALIMENTAÇÃO
SAUDÁVEL
ALVES, Kelvyn H.; OLIVEIRA, Guilherme
S; EUGÊNIO, Renata N.
Categoria: Máster (CH)
Resumo:
Muitas
pessoas não conseguem ter uma boa saúde e isso passa diretamente pela
alimentação, por isso criamos esse app, muitas pessoas não conseguem pagar um
nutricionista ou não conseguem passar por na rede do SUS, então esse aplicativo
é de graça para todos poderem usar.
Sem
uma alimentação saudável nossa taxa de vida diminui drasticamente, fora que
como dito na questão problema, muitas pessoas não
têm condições de procurar um profissional e á um grande número de pessoas com
preguiça também, e nosso aplicativo irá solucionar esse problema.
O objetivo do nosso
trabalho foi de poder proporcionar a população um método mais simples e de
fácil acesso para terem uma alimentação saudável no seu dia a dia, facilitando
assim o acesso a informações diárias para se alimentar bem, conseguindo assim
uma melhor qualidade de vida.
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2. BARRAGENS
FELIPE, Erick S.; CAPICHE,
Daniel V.; EUGENIO, Renata N.
Categoria: Máster (CN)
Resumo:
Há um
grande problema com as barragens do Brasil, quando se rompem é que ocorre um
grande impacto ambiental.
Um
exemplo disso é a morte do rio Paraopeba em Brumadinho Minas Gerais (2019), o
nosso projeto tem como objetivo usar o método Chinês de muros de quebra de
força, para que o impacto seja menor com a natureza e salvando vidas de pessoas
e animais.
Nosso
projeto tem o objetivo de demostrar como deveria ser construída uma barragem no
Brasil, no pais atualmente o método que é utilizado para barragens é o mais
barato, e fácil de se romper e quase todas as barragens do Brasil são feitas
com o próprio rejeito de minério e em nosso projeto será adicionado cinco muros
de quebra força para que o impacto seja menor.
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CAPITANI, João; NUNES, Adriel;
EUGENIO, Renata N.
Categoria: Máster (CN)
Resumo:
Muitos
estados como: Bahia, Ceará e Amazonas, sofrem de enchentes, e muitas pessoas
perdem tudo o que construirão, muitas por causa de transbordamento de rios e de
bueiros entupidos.
O projeto seria uma solução para esse
problema que afeta praticamente o Brasil todo que deveria ser tratado com
urgência, desenvolver um novo método de suspensão de casas em regiões do Brasil
que sofrem com períodos de alagamentos provocados por grande acúmulo de chuvas
e pela subida da maré de alguns rios.
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4. MOTOR ELÉTRICO
ARAÚJO, Breno L.M.; MARCONDES, Cauã
A..; EUGENIO, Renata N.
Categoria: Máster (CN)
Resumo:
Hoje em
dia nosso planeta está poluído, os motores a combustão também são um dos
causadores. Nosso motor elétrico não irá comprometer o nosso planeta, pois ele
não tem queima de combustíveis, assim não solta gases poluentes.
O
projeto tem como propósito construir um motor que não polua o meio ambiente,
como os outros motores a combustão fazem.
O
motor elétrico irá dispensar os combustíveis convencionais como: gasolina,
etanol e óleo diesel, assim não irão liberar nenhum tipo de poluição.
5. VISÃO VIRTUAL
LIMA, João G.; SILVA, Vitor L.;
EUGENIO, Renata N.
Categoria: Máster (Mat.)
Resumo:
Muitos em
nossa sociedade não têm as mesmas facilidades e perceptivas, ou seja, várias
pessoas nascem com algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental. Ajudar
deficientes com problemas auditivos e visuais. O projeto auxiliará os alunos a
terem uma experiência divertida e única sem precisarem de ajuda de pessoas que
estejam à favor deles.
Com
mais conhecimento adquirido sobre o assunto, iremos aprimorar esse jogo. Não
usaremos apenas deficientes e sim o público geral onde todos poderão se divertir
juntos.
6. PROGRAMAÇÃO
INCLUSIVA
IWKY, Lana; SALES, Kevyn;
EUGENIO; Renata N.
Categoria: Máster (Mat.)
Resumo:
Muitas
pessoas não entendem ou sabem usar programação básica, código binário e usar
coordenadas, no computador muitos desses recursos são utilizados sem sabermos
exemplo: código binário, esse código binário está constantemente passando na
tela, ele é responsável por calcular as coordenadas que coisa vai
aparecer. Tem como objetivo ajudar quem está utilizando o jogo para o
desenvolvimento em si, sobre o que se passa dentro do game, programação básica,
coordenadas e códigos binários que auxiliam o desenvolvimento do game e quem
está jogando. É direcionado para pessoas acima de 7 anos, quando está começando
a ter um desenvolvimento básico, além disso pode ser direcionado à criação de
sites e aplicativos.
E.E. Prof. Antônio Berreta
7. MORTE
MATERNA
ZANINI, Sabrina; RODRIGUES Barbara;
RAMPIM, Gracielle Osti Venturini
Categoria: Máster (CN)
Resumo:
As integrantes do grupo pretendem se
graduar em medicina, com interesse na área da obstetrícia. Devido a diversas
pesquisas sobre maternidade, perceberam que o número de morte materna tem
tendência a aumentar pois muitas pessoas não sabem da importância do pré natal
e dos exames feitos em gestantes, com isso querem conscientizar as pessoas
sobre tal importância.
Desta forma surgiu uma possibilidade
de pesquisar sobre o tema por alunos da unidade escolar.
PINHEIRO, Luana Aparecida; VILELA,
Ana Luiza Freitas; SOUZA, Rodolfo de
Categoria: Sênior (CH)
Resumo:
O projeto Camisetas que ensinam visa
divulgar o pensamento filosófico de mulheres em camisetas pela arte stencil. A
história da filosofia é constituída predominantemente por filósofos, o que
torna o estudo de filósofas quase inexistente no ensino médio. Com o objetivo
de ampliar e divulgar filósofas, as alunas Luana Aparecida Pinheiro e Ana Luiza
Freitas Vilela selecionaram textos de diversas filósofas para transporem para
camisetas com fins educativos.
9. DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA
NASCIMENTO, Jhennefer Milena da
Silva; AZEVEDO, Matheus Felipe; DEFENDI, Raquel Helena Barbosa
Categoria: Máster (CN)
Categoria: Máster (CN)
Resumo:
Diante do grande número de casos
relatados sobre a depressão e suas variáveis entre os adolescentes, nota-se que
muitas pessoas que convivem com as os doentes muitas vezes não sabem ou não
conseguem ajudar de forma correta. Desta maneira surgiu uma possibilidade de
pesquisar sobre o tema na EE Pref. Antônio Odilon Franceschini para
quantificar possíveis casos sobre a correta tentativa de ajuda.
10. PEQUENOS ESPAÇOS VERDES
AZEVEDO, Sara de; SALGADO, Gabriel;
DEFENDI, Raquel Helena Barbosa
Categoria: Máster (CN)
Resumo:
Este trabalho destina-se a
apresentação de uma solução de plantio de algumas espécies que podem ser
cultivadas em pequenos espaços, uma vez que cada vez mais os grandes centros
urbanos crescem e as moradias diminuem devido à praticidade e a comodidade de se
morar em pequenos espaços. As pessoas não tem muito espaço
para cultivar e há uma crescente preocupação com a quantidade de
agrotóxicos nos alimentos naturais. Desenvolveu-se então uma micro horta com
variedades de temperos que podem ser cultivados dentro de casa em espaços
reduzidos e sem os temidos venenos.
E.E. Prof.ª Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel
11. BIO ADVENTURE (BIOMAS
BRASILEIROS)
LEANDRO,
Wesley; LUÍS, Vitor; Junior, Professor S.B.S
Categoria: Júnior (CN)
Categoria: Júnior (CN)
Resumo:
O Bio Adventure é um RPG sobre biomas que tem
como objetivo central em ajudar as pessoas em saber as principais
características dos 6 biomas brasileiros de forma divertida e com algo que
chama a atenção do público alvo que no caso são as crianças e adolescentes
sendo eles jogos eletrônicos.
12. AQUECEDOR DE ÁGUA SOLAR (A.A.S.)
FERNANDES, Gabrieli; MOURA,
Guilherme; PROFESSOR, Junior S.B.S.
Categoria: Júnior (CN)
Resumo
O A.A.S. é um projeto desenvolvido para aquecer
água, através da energia térmica. As garrafas de cor preta aquecem a água, e
fornecem água aquecida em sua casa.
13. DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA
RIBEIRO, Thayssa; LIMA, Vinícius G;
JUNIOR, S.B.S
Categoria: Júnior (CN)
Resumo
A escassez de água está chegando a níveis de
altíssimo risco, tendo destaque o Nordeste Brasileiro. Com o objetivo de
diminuir a falta de água, o projeto consiste em, através de métodos caseiros,
transformar a água salgada em água doce. Pode-se dizer que o problema somente
se agrava, e que o Brasil possui 12% de água doce para consumo, mas conta com
muita água em subsolo e águas não potáveis para a dessalinização.
14. SAFIRA: SAÚDE E FITNESS
SILVA, Julia; SOUZA, Laura; JUNIOR,
S.B.S
Categoria: Júnior (CN)
Resumo:
Safira é destinado a pessoas que estão
interessadas em cuidar de sua saúde. Dentro do aplicativo você irá encontrar
informações e dicas tanto de saúde quanto do mundo fitness. A cada fase passada
se encontra uma explicação sobre o tema abordado na questão, assim além do
entretenimento do quiz temos a função educativa, dando dicas e as informações
mais importantes da fase.
15. TEORIA DA ESTABILIZAÇÃO QUÂNTICA
PEREIRA, Deivide; GOMES, Rafael;
JUNIOR, S.B.S.
Categoria: Júnior (CN)
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo de modo simples
explicar o que é eletricidade, e ele nos informa de que a energia é
uma dobra no campo eletromagnético que é gerada pela energia
restante das partículas ( como a gravidade é uma dobra no espaço tempo gerada pela
massa dos corpos). com esse trabalho nós queremos atingir o alvo de conseguir
explicar um dos grandes mistérios da física ou seja explicar os processos da
transformação da energia.
E.E. Prof. Cícero Siqueira Campos
16. PINEAE - DESCOBRINDO AS PLANTAS
NA ESCOLA.
CHÉCA, Alice; OLIVEIRA, Gustavo; SIMONE,
João
Categoria: Sênior (CN)
Resumo:
Coleta e identificação de plantas
arbóreas encontradas no espaço da escola.
17. TDAH: EDUCAÇÃO E COMPORTAMENTO
ARRUDA Maria R.R.; ZICATTI, Eduarda M.;
AMORIM, Poliane S.
Categoria: Júnior (CN)
Resumo:
A sigla TDAH significa
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, ele começa na infância e 50%
das pessoas leva para o resto da vida. Além disso, o cérebro da pessoa que
possui hiperatividade gera novas estimulações, mantendo sempre a pessoa em estado
de alerta. Ele também é conhecido como um Transtorno de Base Orgânica. A
metodologia foi realizada a partir de uma pesquisa quantitativa utilizando o
questionário de 5 perguntas com o Coordenador da escola, sobre como os alunos
são incluídos na sociedade e a relação dos pais com a escola e também do
levantamento dos alunos com necessidades especiais. O objetivo é compreender
como os alunos conseguem ser inseridos na sociedade e a relação dos pais com a
escola. Como resultado foi observado que os professores não obtêm uma
especialização necessária para trabalhar com esses alunos, existem vários tipos
de necessidades especiais na escola e a família não obtém uma relação boa com a
escola. Em contrapartida social os professores
e família precisam saber que o TDAH não é frescura e sim um transtorno muito
sério e que precisa ser mais estudado pelos educadores. Com isso, percebe-se
que a comunidade necessita demais conhecimento sobre a Educação Especial
perante um todo.
E.E. Dolores Antunes da Silva
18.
DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS – APLICAÇÃO DE COMPOSTEIRA DOMÉSTICA
BARBOSA, Ana Cynthia Sátiro; SILVA,
Gabriela Rodrigues Machado; FRANCO, Mônica Regina.
Categoria: Máster (CN)
Categoria: Máster (CN)
Resumo
A crescente população
demográfica faz com que os problemas de contaminação ambiental por resíduos
sólidos urbanos sejam agravados. A única maneira que temos para manter a
integridade do ecossistema é tomarmos ações para diminuir a emissão de
resíduos. O lixo orgânico é muitas vezes desprezado pela população, mas por meio
da compostagem pode ter um destino nobre, tornando-se fertilizante e auxiliando
não só na redução de lixo enviado para aterros sanitários ou lixões, mas como
também reintegrando nutrientes na natureza. Assim, o objetivo desse projeto foi
ensinar alunos do nono ano confeccionarem uma composteira doméstica, dando
destinação adequada aos resíduos da merenda, e ainda utilizando o húmus
proveniente em uma horta comunitária escolar.
E.E. Eugênia Ferrarezi Nunes
19. CANNABIS
SATIVA COMO RECURSO TERAPÊUTICO PARA PSICOPATOLOGIAS
SANTOS, Luíz H. S.; PONTES,
Maria. L. V.; SIQUEIRA, Luciana M.M.
Categoria: Máster (CN)
Resumo:
A planta nomeada Cânhamo da Índia, há
séculos é utilizada como medicamento, excedendo apenas ao fato de que somente a
partir dos anos noventa os recorrentes estudos feitos acima de suas
propriedades cognitivas no tratamento psicoativo, passaram a ser mais específicos,
sugerindo novas evidências sobre sua finalidade, que, até então, era consumida
em abundância apenas como recurso recreativo. A proposta do projeto é visar o
uso da substância química Canadibiol (CBD), o Canabinol (CBN) além do Tetrahidrocanabinol
(∆9 THC), presente na Cannabis sativa, como tratamento recorrente para
neuropatias e disfunções cerebrais, assim como os possíveis efeitos colaterais
abrangentes da utilização em excesso da planta. Nessa concepção assomam-se
amplas adversidades, ato em que a comunidade emite de forma justa e discursiva
as seguintes interrogações: A Cannabis deve ser legalizada? Como tratar uma
disfunção? Quais os prós e contras de seu uso? O projeto possuía a princípio o
intuito de ceder conhecimento sobre a aplicação da Cannabis como recurso
terapêutico para crianças que subsistem ao Transtorno do Espectro Autista (TEA),
a visão seguinte foi expandir a ideia central e abranger neuropatias tratáveis.
Sobre a temática obtivemos pontos negativos e positivos, pois além de
beneficiar o paciente, ela pode também não contribuir. Convém lembrar o fato de que cada corpo reage
de uma forma diferente. Buscamos realizar uma divulgação científica para que as
informações possam chegar à comunidade, envolvendo todo um possível
conhecimento a base dos questionamentos que ainda existem acima da planta
medicinal. A eficácia do tratamento contínuo do extrato da Cannabis por
medicamentos, atualmente pode ser considerado ultrapassado, o que mostra a
existência de substancias mais eficiente segundo o avanço da tecnologia quando
se trata de saúde mental.
E.E. Estação George Oeterer
20. OBSERVAÇÃO DOS CRISTAIS ATRAVÉS
DA LUZ VERDE E VERMELHA EM AMOSTRAS LÍQUIDAS
Roque, Geovana dos Santos; CASSEMIRO,
Gabriel da Silva; TEIXEIRA, Jonathan Antunes.
Categoria: Máster (CN)
Categoria: Máster (CN)
Resumo:
A gota irá funcionar como uma lente,
que vai receber a luz do laser e vai projetar em tamanho gigante a passagem de
partículas ou sujidades da água. Seguindo assim, o princípio físico do
microscópio com uma lente biconvexa.
21. MODELO DE UM FORNO SUSTENTÁVEL,
UTILIZANDO A ENERGIA SOLAR
SANTANA, Beatriz Lima; SENA JUNIOR, Claudio
Fernandes; TEIXEIRA, Jonathan Antunes.
Categoria: Máster (CN)
Categoria: Máster (CN)
Resumo:
O presente trabalho
tem como objetivo apresentar um protótipo de um forno solar que não utiliza
energia elétrica e nem gás. O forno utiliza somente a energia do Sol, que é
considerada uma fonte limpa e sustentável para o ambiente, pois é renovável e
não custa nenhum tipo de poluição. Tal protótipo tem por objetivo aquecer
alimentos e até mesmo assar dependendo da intensidade do Sol, podendo ser maior
ou menor o tempo de preparo do alimento.
22. IDENTIFICAÇÃO DE HÁBITOS
ALIMENTARES EM JOVENS E ADOLESCENTES NA E.E. ESTAÇÃO GEORGE OETTERER – IPERÓ/SP
JOSÉ, Beatriz Kelly Carvalho; SILVA,
Miguel Eichemberg Alves; TEIXEIRA, Jonathan Antunes.
Categoria: Máster (CN)
Resumo:
A presente pesquisa
buscou identificar os hábitos alimentares em jovens e adolescentes na unidade
escolar “E. E. Estação George Oetterer”, na cidade de Iperó/ SP. Sendo que,
elaborado foi um questionário com informações epidemiológicas, físicas e
alimentares dos estudantes. O questionário foi aplicado a um total de 55
alunos, entre meninos e meninas. A partir deste questionário foi observado
resultados, bem como, hábitos considerados não saudáveis para alimentação entre
jovens e adolescentes.
E.E. Mons. Heládio
Correa Laurine
23. OS EFEITOS DA
PORNOGRAFIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
CARDOSO,
Polyana Keiko Tanaka, ALVES, Rafaela Ap. Barboza, KNUST, Natália
Categoria: Máster (CN)
Resumo:
Discussão em grupos de estudo sobre
temas relacionados a conteúdos sexuais e conforme os assuntos foram se tornando
mais específicos, surgiram questionamentos sobre como a pornografia pode
influenciar o desenvolvimento de crianças com idade entre 10 e 13 anos.
Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de São Paulo – Câmpus Salto
24. EDUCAÇÃO 4.0:
ABORDAGENS, EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS
NASCIMENTO,Giovana
Rodrigues;KOKUMAI, Fabíola T de Figueiredo
Categoria: Tecnologia (Máster)
Resumo:
O termo Educação 4.0 está
relacionado aos aspectos da educação que vão desde questões pedagógicas até as
formas de estruturar conteúdos e os espaços onde serão realizadas as aulas. O
tema muitas vezes está associado à Cultura Maker – do faça você mesmo – e tem
encontrado adeptos entre os educadores. O objetivo do projeto é se aprofundar
nas bibliografias disponíveis relacionadas à Educação 4.0, estudando os
principais pensadores da educação que contribuíram para as Teorias de
Ensino-Aprendizagem e, entender a correlação destes pensadores com as
necessidades atuais dos estudantes. Pretende-se com este projeto, aplicar
questionários para saber o quanto os termos Educação 4.0 e Professor 4.0 estão
difundidos e como são realizadas as aplicações dos conceitos em ambiente
escolar. Casos de implantação da Cultura Maker serão estudados como forma de
compreender as facilidades e os desafios da implantação desta cultura em sala
de aula. Ainda, como forma de difusão da ideia e como parte do projeto,
pretende-se gerar material de divulgação para escolas públicas da região, como
forma de estímulo a aprendizagem em Metodologias Ativas.
25. ANÁLISE DE JUNTA COLADA “DOUBLE
CANTILEVER BEAM”
UTILIZANDO O MÉTODO DE ELEMENTOS DE CONTORNO
UTILIZANDO O MÉTODO DE ELEMENTOS DE CONTORNO
PINHEIRO, Alícia
Maria; PAIVA, William Portilho
Categoria: Tecnologia (Gestão de Produção Industrial)
Resumo
Este artigo apresenta uma
aplicação do Método dos Elementos de Contorno (MEC) para o cálculo de tensão e
deformação em juntas coladas. Especificamente, são estudados os valores das
tensões normal e de cisalhamento presentes na região colada de uma junta denominada
“Double Cantilever Beam” (DCB). Cada uma das partes da junta é modelada
utilizando-se a técnica de sub-regiões.
26. APRENDIZAGEM
PERSONALIZADA A PARTIR DO PROJETO DE VIDA PARA ALUNOS DO IFSP: UMA ABORDAGEM
TRANSDISCIPLINAR
CARDINALLI, Juliana; SÃO
PEDRO, Joana
Categoria: Tecnologia (Sênior)
Resumo
O presente projeto se volta à
aprendizagem personalizada partindo da construção de um projeto de vida sob a
ótica da transdisciplinaridade com um grupo focal de alunos do primeiro ano do
ensino médio integrado ao técnico em automação e informática. O objetivo
principal da personalização é que cada aluno participante do projeto possa se
conhecer melhor, ampliando a percepção de seu próprio potencial em todas as
dimensões. Além disso, por se configurar como um componente transversal, o
projeto de vida faz uma interlocução entre os interesses e paixões de cada
aluno e seus talentos, história e contexto em que está inserido (MORÁN; BACICH,
2017). Além disso, a perspectiva transdisciplinar volta seu olhar para a
completude do ser, ou seja, seu pensar, sentir, agir, criar e intuir (MORAES,
2015). Nesse sentido, o projeto de vida pode contribuir para que o aluno tenha
bases para se situar no mundo com seus valores e desejos. É uma construção
fundamental para estudantes do ensino médio que se encontram angustiados pela
pressão de escolher uma carreira profissional de forma racionalista. A
abrangência da transdisciplinaridade pode ajudar o aluno a refletir sobre uma
escolha que vai além de questões técnicas, passando por quem cada um é.
27. LEVANTAMENTO, COLETA,
ORGANIZAÇÃO, PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES SOBRE ESTUDANTES EVADIDOS
DOS CURSOS DO IFSP PARA FINS DE GESTÃO EDUCACIONAL
CONCEIÇÃO, Guilherme D.;
YAMAMOTO, Claudio H
Categoria: Tecnologia (Análise de Desenvolvimento de Sistemas)
Resumo
O acompanhamento de alunos evadidos é uma ferramenta essencial
na construção de indicadores para as instituições de ensino, pois podem ser
utilizados para avaliar a qualidade dos cursos oferecidos e aprimorá-los.
Entretanto, esta atividade não é fácil, pois exige a construção/manutenção de
portais para cadastro de alunos evadidos; a realização de pesquisas por meio de
formulários. Sendo assim, este projeto visa criar um sistema de coleta,
organização, processamento e análise de informações públicas da rede social
profissional LinkedIn sobre estudantes evadidos do IFSP – Salto para fins de
gestão educacional.
28. O LAZER E A CIDADE DE
SALTO: ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS
ÁVILA, Aldrey Iala; ALVES,
Cathia
Categoria: Tecnologia (Sênior)
Categoria: Tecnologia (Sênior)
Resumo:
Essa pesquisa é um recorte de uma
investigação de Iniciação Científica que tem como tema, “As políticas públicas
de lazer e a cidade de Salto – SP: O olhar dos servidores do IFSP câmpus
Salto”. O objetivo foi realizar uma leitura inicial sobre o tema do lazer e
diagnosticar os espaços e equipamentos de lazer na cidade de Salto. A
estratégia metodológica é revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Para
levantamento futuro dos dados contaremos com aplicação de questionário para
todos os servidores do IFSP câmpus Salto, sujeitos escolhidos nesta pesquisa,
pelos critérios de acessibilidade e intencionalidade. O objetivo geral da
investigação é compreender se os servidores e servidoras conhecem os espaços de
lazer da cidade, se gostam e se realizam práticas de lazer no município. Assim,
neste recorte inicial, escolhemos abordar os espaços e equipamentos da cidade
de Salto. Um dos pilares das políticas públicas de esporte e lazer, são os
locais adequados para o acesso e oportunidade para vivências de lazer, já que a
grande maioria do tempo passamos no âmbito da cidade. Portanto, o
questionamento é: A cidade de Salto tem espaços e equipamentos de lazer? Se
sim, quais são? Até o momento a pesquisa se encontra em andamento.
EE. Leonor F. da Silva
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29. MÚSICA PARA TODOS
MEZZALIRA, Ana Luiza;
SCHOBA, Gustavo; SAVIANI, Isabelle
Categoria: Sênior (CN)
Categoria: Sênior (CN)
Resumo:
O presente projeto mostra uma possibilidade barata e
interessante de ensinar música para surdos. O sistema consiste basicamente em
um circuito elétrico que, conectado a um sistema amplificador de som, permite
acender uma lâmpada sempre que um som estiver sendo emitido pelo amplificador.Clique aqui para acessar o artigo.
E.E. Monsenhor
Seckler
30. AR CONDICIONADO
CASEIRO
RIBEIRO, Gabriel David; ALVES, Beatriz de Campos; DUMONT, Lícia Maria
Categoria: Máster (CN)
Resumo
Projeto desenvolvido afim de demonstrar o sistema de funcionamento do equipamento e ao mesmo tempo mostrar que podemos usar estratégias para utilizar materiais que muitas vezes são descartados.
Projeto desenvolvido afim de demonstrar o sistema de funcionamento do equipamento e ao mesmo tempo mostrar que podemos usar estratégias para utilizar materiais que muitas vezes são descartados.
31. DO LIXO A ARTE
PEREIRA, Lisboa Estevão; ALMEIDA, Vitória Cristina Paulino de; DUMONT,
Lícia Maria
Categoria: Máster (CN)
Resumo
Devido a triste
realidade observada nos rios e mares em relação ao lixo solido, o grupo decidiu
desenvolver um projeto que poderá diminuir essa problemática. Sabemos que
através da conscientização essa situação poderá mudar.
Reduzir o consumo e
reutilizar materiais é o caminho para um mundo sustentável. O objetivo é
ressignificar materiais para que desperte a consciência sustentável.
32. ENERGIA EÓLICA
ALVES, Maria Eduarda Gomes; OUROS, Xaiane Raquel dos; DUMONT, Lícia
Maria
Categoria: Sênior (CN)
Resumo
A realidade atual nos preocupa, pois segundo pesquisas daqui a alguns
anos a temperatura média da Terra aumentará. Pensando nisso os alunos decidiram
desenvolver um projeto que demonstrassem outras estratégias energéticas mais
sustentáveis. Após a observação de vídeos e documentários foi construído uma
maquete demostrando a eficiência energética e sustentabilidade desse meio de
produção de energia.
33. ENERGIA SOLAR
PEDRO, Vitória Caroline; ANASTACIO, Giulia Gonsalves, DUMONT, Lícia
Maria
Categoria: Sênior (CN)
Resumo
Por meio deste projeto os alunos pretendem demonstrar os benefícios promovidos pela energia proveniente do sol. Focando na sustentabilidade os alunos montaram uma maquete e aprofundaram estudos sobre o funcionamento, uso e benefícios dessa fonte de energia.
Por meio deste projeto os alunos pretendem demonstrar os benefícios promovidos pela energia proveniente do sol. Focando na sustentabilidade os alunos montaram uma maquete e aprofundaram estudos sobre o funcionamento, uso e benefícios dessa fonte de energia.
E.E. Prof. Pery Guarany Blackman
34. REUSO DA ÁGUA NO
AMBIENTE ESCOLAR
BARCELLI, Ana Carolina; PAULINO, Manoella de Castro; de ALMEIDA, Aline
Maria Belasco
Categoria: Júnior (CN)
Resumo
A água é um recurso natural de total
importância para nossa sobrevivência, não conseguimos sobreviver sem ela, mas
mesmo assim os seres humanos não valorizam a importância desse recurso. Os
fatores que desencadeiam a diminuição da água em nosso planeta, estão
relacionados com o excessivo consumo e com as ações inconscientes de utilização
da água. As águas cinzas são geradas a partir de processos domésticos,
correspondendo entre 50 a 90% de esgoto residencial que serão reutilizados para
outras atividades no ambiente escolar como a limpeza (de salas de aula, pátio,
etc.) e irrigação de plantas (jardins e hortas). Pensando nisso, esse projeto
foi realizado a fim de sugerir o reuso das águas cinzas da escola. Para tal,
foi confeccionada uma maquete que representa a sugestão desse projeto onde
houve desvio dos canos das pias, dos bebedouros, dos banheiros femininos,
masculinos e das cozinhas para um pré-filtro. O pré-filtro é uma tela sobre o
reservatório que formará um tipo de peneira, retirando da água os resíduos
indesejados e a levando a limpar para o filtro. O filtro seria composto por um
reservatório com pedra brita (pedra fina), areia lavada e carvão. Depois da
água já filtrada, ela vai para bomba, que a transportará para um terceiro
reservatório onde a água filtrada não potável poderá ser retirada para reuso.
35. RETENÇÃO DE RESÍDUOS
SÓLIDOS DO DESPEJO NAS ÁGUAS MARINHAS
OLIVEIRA, Ana Laura Brichi; PEREIRA, Isabella Cardoso; de ALMEIDA, Aline
Maria Belasco
Categoria: Máster (CN)
Resumo
A Terra é conhecida como Planeta Água. Cerca de 70% do
território da Terra é composto por água. Mas tudo isso pode ir embora e tornar
a vida no planeta algo raro com a poluição de mares, oceano e baías. As águas
dos oceanos e mares são contaminadas e poluídas, principalmente, pelos dejetos
introduzidos pelos rios que, em sua maioria, deságuam no litoral. As
alternativas existentes hoje para a diminuição da poluição aquática são
projetos de mutirões realizados poucas vezes para a coleta de lixo plástico em
beira mar, projetos para a melhoria do saneamento básico que poucas vezes são
empregados e projetos de conscientização e instrução para o descarte correto de
materiais. Pensando nisso, foi confeccionada uma maquete com a sugestão de um
filtro de retenção dos resíduos sólidos, com uma caixa coletora, antes da
chagada do lixo ao mar. Foi confeccionada uma maquete com base em um projeto
previamente planejado (Fig. 1). Os materiais utilizados foram um cano, que
serviu para representar o cano em que a passagem da água ocorre; Caixas de
acrílico, que serviram como armazenamento da água; uma bomba de aquário, que
serviu como um método de não deixar a água parada e representar o fluxo da
mesma; um filtro feito com arame que se localiza dentro do cano de acrílico que
serve para filtrar qualquer tipo de resíduo grande de plástico, madeira, vidro
etc. A maquete foi concluída com sucesso, demonstrando como o filtro com a
caixa coletora podem funcionar e ajudar a diminuir a quantidade de resíduos
sólidos nos oceanos.
36. DESENVOLVIMENTO DE
JOGOS EDUCATIVOS PARA ALUNOS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOW
de FREITAS, Enzo Thomaz; da SILVA, Thiago Stange; MARTINS, Alexander
Willem Mendonça; de ALMEIDA, Aline Maria Belasco
Categoria: Júnior (CN)
Resumo
Diferente do que muitos pensam a síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma desordem genética. Trata-se de uma desordem cromossômica, que impõe múltiplos desafios não só à criança acometida, mas também a toda sua família. Sabe-se que o portador da síndrome de Down, precisará de condições especiais, sendo orientado por profissionais (psicopedagogo, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, entre outros especialistas) para que o seu aprendizado ocorra de forma mais prazerosa. O sistema de ensino atual não é suficiente para alunos com dificuldades de aprender, mas com formas alternativas, como jogos educativos, esses alunos podem ser ajudados a chegar ao aprendizado necessário. Um passo errado nessa etapa pode levá-lo a um futuro sem a alfabetização. Geralmente, alguns portadores da Síndrome de Down ficam adultos sem aprender a ler e escrever ou ter controle de sua coordenação motora. Pensando nisso, foram desenvolvidos jogos educativos para facilitar a aprendizagem de um aluno portador da síndrome de Down que está cursando o 8º ano do ensino fundamental II e ainda não está alfabetizado. Para tal, foram confeccionados dois tipos de jogos: um de letras para a formação de palavras e o outro de imagens de animais para memorização e escrita. Após a confecção dos jogos, os mesmos foram apresentados ao aluno Alexander. Ele formou as palavras e através da repetição aprendeu a escrever seu nome, por exemplo. Para o aluno os jogos foram eficientes, ele se integrou com os componentes do grupo e se interessou para escrever as palavras e conhecer a letras, mas deve-se adaptar os jogos a realidade de cada aluno e de cada escola.
37. OCORRÊNCIA DE DENGUE
NA COMUNIDADE ESCOLAR
dos SANTOS, Lana Roberta de Paula Miranda Duarte Gomes; SOUZA, Pablo
Henrique Brito; de ALMEIDA, Aline Maria Belasco
Categoria: Máster (CN)
Resumo
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo
mosquito Aedes aegypti. Ela não tem tratamento específico, causa sintomas como
febre alta e dores no corpo, e pode até matar. Sua incidência aumenta no verão,
em dias quentes e úmidos. Uma das grandes “causas” da proliferação do mosquito
é o descarte de materiais como: pneus, latinhas, garrafas pet, entre outros.
Pensando nisso, esse projeto foi elaborado para conscientizar a comunidade
escolar sobre a doença. Para tal, foi realizada uma pesquisa online com
diversas questões sobre o tema e após a análise dos dados foram criados cartazes espalhados pela
escola. Dos participantes da pesquisa, 75% já tiveram ou conhecem alguém que já
teve dengue, o que indica que a doença está fortemente disseminada na
comunidade escolar. Em relação a ocorrência dos locais propícios para o
desenvolvimento das larvas do mosquito, 78% dos entrevistados disseram que em
seu bairro existem esses locais. Para 57% dos participantes da pesquisa, os
responsáveis pela ocorrência de locais propícios são os habitantes do próprio
bairro. Todos os entrevistados consideram importante a visita dos agentes
sanitários em suas residências e 91% deles considera que a responsabilidade
pela limpeza do bairro é também dos munícipes.
E.E. Sylvia de Paula Leite
Bauer
38. APRENDENDO GEOGRAFIA COM JOGOS
GRACIA, Giulia; PEÇANHA, Renan; BORGES, William
Categoria: Máster (CH)
Resumo
Recurso pouco aplicado na sala de aula,
contudo tem elevado valor no ensino, por criar certa expectativa e entusiasmo
nos alunos. Foram produzidos 6 jogos do tipo
tabuleiro sobre as regiões brasileiras. Os alunos do 7 ano receberam a
oportunidade para jogar estes jogos e tiveram um bom avanço nas dificuldades e
a sua aproximação com a matéria.
39. GARRA HIDRÁULICA
TRAVASSOS, Victor G. M. L.; CARVALHO, Ruan. S.; JIUPATO, Carlos E.
Categoria: Máster (CN)
Resumo
As pessoas com necessidades especiais enfrentam inúmeras dificuldades em seus ambientes de estudo, trabalho e até mesmo lazer. No entanto, felizmente, empresas e pesquisadores buscam facilitar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e, em geral, no convívio social. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Este projeto visa facilitar o manuseio de objetos no cotidiano, na escola ou em casa por meio de uma garra hidráulica feita com materiais de baixo custo para agarrar e manusear objetos.
As pessoas com necessidades especiais enfrentam inúmeras dificuldades em seus ambientes de estudo, trabalho e até mesmo lazer. No entanto, felizmente, empresas e pesquisadores buscam facilitar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e, em geral, no convívio social. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Este projeto visa facilitar o manuseio de objetos no cotidiano, na escola ou em casa por meio de uma garra hidráulica feita com materiais de baixo custo para agarrar e manusear objetos.
E.E. Vitório Togni Capitão
40. ANÁLISE DOS PARÂMETROS
FÍSICO - QUÍMICOS DA ÁGUA EM ESCOLAS PUBLICAS E SUA REUTILIZAÇÃO
BERION, Fernanda Aparecida Mota; STRINGARI, Benedito Roberto
Categoria: Máster (CN)
Categoria: Máster (CN)
Resumo
Com o intuito de amenizar a poluição
hídrica, monitorar a qualidade da água que bebemos no cotidiano escolar, e
economizar este recurso que é de extrema importância para todas as espécies;
este trabalho traz uma análise microbiológica da água feita em escolas públicas
da cidade de Cabreúva/SP. Com o controle de diversos parâmetros físioquímicos
da água, juntamente com uma proposta de reutilização da mesma, será proposto
uma adaptação em um sistema de tratamento e filtragem deste solvente universal.
41. CRISPR-CAS9: MANIPULAÇÃO
GENÉTICA E SUPER - HUMANOS
OLIVEIRA,
Sophia E.; STRINGARI, Benedito Roberto; SANTOS, Flaviana Brainer
Categoria: Máster (CN)
Resumo
A técnica CRISPR-CAS9 foi usada pela primeira vez em 2012,
proposta por um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, liderados
pelas cientistas Jennifer Doudna e Emmanuelle Charpentiner, da Universidade de
Umea. O método se baseia no sistema de
defesa contra agentes invasores encontrado no organismo de bactérias,
utilizando da enzima de restrição Cas9 como uma tesoura molecular. Dessa forma,
é possível a manipulação/edição genética a partir do corte de uma parte do DNA,
sua exclusão e a adição de um novo gene. As questões problemas que guiaram o
projeto se basearam na possível eugenia da raça humana, as vantagens e
desvantagens do método, os dilemas éticos e a opinião da sociedade perante o
poder cientifico do século XXI. Para a pesquisa quantitativa, foi desenvolvido
um questionário, direcionado a jovens entre 14 e 17 anos, com a intenção de
obter suas opiniões sobre a manipulação genética de embriões humanos. No geral,
o projeto visa informar sobre o método de edição genética e abrir discussões
entre diferentes faixas etárias sobre a possível criação dos ‘’super humanos’’.
42. SISTEMA DE CONTROLE DE
ACESSIBILIDADE PULSEIRA TECNOLÓGICA PRESENCIAL
SILVA, Lucas; Idelfonso, LUICK;
Hellmeister, Carlos
Categoria: Máster (Mat.)
Resumo
Este aparelho tecnológico é uma
pulseira que ficará no pulso do aluno, e tem como propósito principal marcar a
entrada, presença e saída do aluno de escolas ou faculdades. E também manter a
segurança impedindo a entrada de pessoas não autorizadas.
43. DESENVOLVIMENTO DO
CÂNCER POR MEIOS EXTERNOS
Categoria: Júnior (CN)
Resumo
Com o intuito de diminuir o índice de
câncer provocado por meios externos, este projeto traz como forma de
conscientização, uma pesquisa quantitativa realizada com a população local,
visando analisar o conhecimento da sociedade em relação aos tipos de prevenção
contra a neoplasia, apresentando assim, formas de conscientizar as pessoas com
recursos já disponíveis no ambiente escolar.
44. PRODUÇÃO DE ENERGIA
ELÉTRICA POR MOTO - CONTÍNUO
NORTON, Rebecca Ann; SANTOS, Manoeli
Kailani dos; HELLMEISTER, Carlos Eduardo
Categoria: Máster (Mat.)
Resumo
Na sociedade atual, tudo está
conectado em uma fonte, mas enquanto há áreas privilegiadas na questão
elétrica, há, ainda, áreas onde desprovidos de energia, assim tendo que
recorrer aos meios alternativos de energia.
Atualmente, são existentes dez meios de
produzir energia – entre limpas, alternativas e poluentes –, mas nenhuma dessas
fontes saem barato para abastecer um município (incluindo as áreas rurais
afastados dos grandes centros.)
Pensando nisso, projetamos a máquina de
moto-contínuo, que, por uma série de fatores não abasteceria um município, mas
seria capaz de abastecer uma fazenda com três ou mais casas.
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ISSN: 2594-7532.
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