Edição Atual

V.4 (2019)
Feira de Ciências das Escolas Estaduais - Diretoria de Ensino Região Itu
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E.E. Prof. Anthenor Fruet

1.    ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

ALVES, Kelvyn H.; OLIVEIRA, Guilherme S; EUGÊNIO, Renata N.
Categoria: Máster (CH)

Resumo:
      Muitas pessoas não conseguem ter uma boa saúde e isso passa diretamente pela alimentação, por isso criamos esse app, muitas pessoas não conseguem pagar um nutricionista ou não conseguem passar por na rede do SUS, então esse aplicativo é de graça para todos poderem usar.
      Sem uma alimentação saudável nossa taxa de vida diminui drasticamente, fora que como dito na     questão problema, muitas pessoas não têm condições de procurar um profissional e á um grande número de pessoas com preguiça também, e nosso aplicativo irá solucionar esse problema.
        O objetivo do nosso trabalho foi de poder proporcionar a população um método mais simples e de fácil acesso para terem uma alimentação saudável no seu dia a dia, facilitando assim o acesso a informações diárias para se alimentar bem, conseguindo assim uma melhor qualidade de vida.

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2.    BARRAGENS

FELIPE, Erick S.; CAPICHE, Daniel V.; EUGENIO, Renata N.
Categoria: Máster (CN)

Resumo:
     Há um grande problema com as barragens do Brasil, quando se rompem é que ocorre um grande impacto ambiental.
     Um exemplo disso é a morte do rio Paraopeba em Brumadinho Minas Gerais (2019), o nosso projeto tem como objetivo usar o método Chinês de muros de quebra de força, para que o impacto seja menor com a natureza e salvando vidas de pessoas e animais.
      Nosso projeto tem o objetivo de demostrar como deveria ser construída uma barragem no Brasil, no pais atualmente o método que é utilizado para barragens é o mais barato, e fácil de se romper e quase todas as barragens do Brasil são feitas com o próprio rejeito de minério e em nosso projeto será adicionado cinco muros de quebra força para que o impacto seja menor.

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3.    CASA HIDRÁULICA

CAPITANI, João; NUNES, Adriel; EUGENIO, Renata N.
Categoria: Máster (CN)

Resumo:
     Muitos estados como: Bahia, Ceará e Amazonas, sofrem de enchentes, e muitas pessoas perdem tudo o que construirão, muitas por causa de transbordamento de rios e de bueiros entupidos.
     O projeto seria uma solução para esse problema que afeta praticamente o Brasil todo que deveria ser tratado com urgência, desenvolver um novo método de suspensão de casas em regiões do Brasil que sofrem com períodos de alagamentos provocados por grande acúmulo de chuvas e pela subida da maré de alguns rios.

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4.    MOTOR ELÉTRICO

ARAÚJO, Breno L.M.; MARCONDES, Cauã A..; EUGENIO, Renata N.
Categoria: Máster (CN)

Resumo:
     Hoje em dia nosso planeta está poluído, os motores a combustão também são um dos causadores. Nosso motor elétrico não irá comprometer o nosso planeta, pois ele não tem queima de combustíveis, assim não solta gases poluentes.
      O projeto tem como propósito construir um motor que não polua o meio ambiente, como os outros motores a combustão fazem.
      O motor elétrico irá dispensar os combustíveis convencionais como: gasolina, etanol e óleo diesel, assim não irão liberar nenhum tipo de poluição.


5.    VISÃO VIRTUAL

LIMA, João G.; SILVA, Vitor L.; EUGENIO, Renata N.
Categoria: Máster (Mat.)

Resumo:
    Muitos em nossa sociedade não têm as mesmas facilidades e perceptivas, ou seja, várias pessoas nascem com algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental. Ajudar deficientes com problemas auditivos e visuais. O projeto auxiliará os alunos a terem uma experiência divertida e única sem precisarem de ajuda de pessoas que estejam à favor deles.
      Com mais conhecimento adquirido sobre o assunto, iremos aprimorar esse jogo. Não usaremos apenas deficientes e sim o público geral onde todos poderão se divertir juntos.  
6.    PROGRAMAÇÃO INCLUSIVA

IWKY, Lana; SALES, Kevyn; EUGENIO; Renata N.
Categoria: Máster (Mat.)

Resumo:
     Muitas pessoas não entendem ou sabem usar programação básica, código binário e usar coordenadas, no computador muitos desses recursos são utilizados sem sabermos exemplo: código binário, esse código binário está constantemente passando na tela, ele é responsável por calcular as coordenadas que coisa vai aparecer. Tem como objetivo ajudar quem está utilizando o jogo para o desenvolvimento em si, sobre o que se passa dentro do game, programação básica, coordenadas e códigos binários que auxiliam o desenvolvimento do game e quem está jogando. É direcionado para pessoas acima de 7 anos, quando está começando a ter um desenvolvimento básico, além disso pode ser direcionado à criação de sites e aplicativos.
E.E. Prof. Antônio Berreta

7.    MORTE MATERNA
                                                                                                                                                           
ZANINI, Sabrina; RODRIGUES Barbara; RAMPIM, Gracielle Osti Venturini
Categoria: Máster (CN)

Resumo:
      As integrantes do grupo pretendem se graduar em medicina, com interesse na área da obstetrícia. Devido a diversas pesquisas sobre maternidade, perceberam que o número de morte materna tem tendência a aumentar pois muitas pessoas não sabem da importância do pré natal e dos exames feitos em gestantes, com isso querem conscientizar as pessoas sobre tal importância.
Desta forma surgiu uma possibilidade de pesquisar sobre o tema por alunos da unidade escolar.



8.    CAMISETAS QUE ENSINAM

PINHEIRO, Luana Aparecida; VILELA, Ana Luiza Freitas; SOUZA, Rodolfo de
Categoria: Sênior (CH)

Resumo:
       O projeto Camisetas que ensinam visa divulgar o pensamento filosófico de mulheres em camisetas pela arte stencil. A história da filosofia é constituída predominantemente por filósofos, o que torna o estudo de filósofas quase inexistente no ensino médio. Com o objetivo de ampliar e divulgar filósofas, as alunas Luana Aparecida Pinheiro e Ana Luiza Freitas Vilela selecionaram textos de diversas filósofas para transporem para camisetas com fins educativos.

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E.E. Prefeito Antônio Odilon

9. DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA

NASCIMENTO, Jhennefer Milena da Silva; AZEVEDO, Matheus Felipe; DEFENDI, Raquel Helena Barbosa
Categoria: Máster (CN)

Resumo:
   Diante do grande número de casos relatados sobre a depressão e suas variáveis entre os adolescentes, nota-se que muitas pessoas que convivem com as os doentes muitas vezes não sabem ou não conseguem ajudar de forma correta. Desta maneira surgiu uma possibilidade de pesquisar sobre o tema na EE  Pref. Antônio Odilon Franceschini para quantificar possíveis casos sobre a correta  tentativa de ajuda.
10. PEQUENOS ESPAÇOS VERDES

AZEVEDO, Sara de; SALGADO, Gabriel; DEFENDI, Raquel Helena Barbosa
Categoria: Máster (CN)

Resumo: 
   Este trabalho destina-se a apresentação de uma solução de plantio de algumas espécies que podem ser cultivadas em pequenos espaços, uma vez que cada vez mais os grandes centros urbanos crescem e as moradias diminuem devido à praticidade e a comodidade de se morar em pequenos espaços.  As pessoas não tem muito espaço para   cultivar e há uma crescente preocupação com a quantidade de agrotóxicos nos alimentos naturais. Desenvolveu-se então uma micro horta com variedades de temperos que podem ser cultivados dentro de casa em espaços reduzidos e sem os temidos venenos.
E.E. Prof.ª Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel 

11. BIO ADVENTURE (BIOMAS BRASILEIROS)

LEANDRO, Wesley; LUÍS, Vitor; Junior, Professor S.B.S
Categoria: Júnior (CN)

Resumo:
          O Bio Adventure é um RPG sobre biomas que tem como objetivo central em ajudar as pessoas em saber as principais características dos 6 biomas brasileiros de forma divertida e com algo que chama a atenção do público alvo que no caso são as crianças e adolescentes sendo eles jogos eletrônicos. 
12. AQUECEDOR DE ÁGUA SOLAR (A.A.S.)

FERNANDES, Gabrieli; MOURA, Guilherme; PROFESSOR, Junior S.B.S.
Categoria: Júnior (CN)

Resumo
         O A.A.S. é um projeto desenvolvido para aquecer água, através da energia térmica. As garrafas de cor preta aquecem a água, e fornecem água aquecida em sua casa.
13. DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA

RIBEIRO, Thayssa; LIMA, Vinícius G; JUNIOR, S.B.S
Categoria: Júnior (CN)

Resumo
       A escassez de água está chegando a níveis de altíssimo risco, tendo destaque o Nordeste Brasileiro. Com o objetivo de diminuir a falta de água, o projeto consiste em, através de métodos caseiros, transformar a água salgada em água doce. Pode-se dizer que o problema somente se agrava, e que o Brasil possui 12% de água doce para consumo, mas conta com muita água em subsolo e águas não potáveis para a dessalinização.
14. SAFIRA: SAÚDE E FITNESS

SILVA, Julia; SOUZA, Laura; JUNIOR, S.B.S
Categoria: Júnior (CN)

Resumo:
          Safira é destinado a pessoas que estão interessadas em cuidar de sua saúde. Dentro do aplicativo você irá encontrar informações e dicas tanto de saúde quanto do mundo fitness. A cada fase passada se encontra uma explicação sobre o tema abordado na questão, assim além do entretenimento do quiz temos a função educativa, dando dicas e as informações mais importantes da fase.
15. TEORIA DA ESTABILIZAÇÃO QUÂNTICA

PEREIRA, Deivide; GOMES, Rafael; JUNIOR, S.B.S.
Categoria: Júnior (CN)

Resumo
          Esse trabalho tem como objetivo de modo simples explicar o que é eletricidade, e ele nos informa de que a energia é uma  dobra no campo eletromagnético que é gerada pela energia restante das partículas ( como a gravidade é uma dobra no espaço tempo gerada pela massa dos corpos). com esse trabalho nós queremos atingir o alvo de conseguir explicar um dos grandes mistérios da física ou seja explicar os processos da transformação da energia.
E.E. Prof. Cícero Siqueira Campos

16. PINEAE - DESCOBRINDO AS PLANTAS NA ESCOLA.

CHÉCA, Alice; OLIVEIRA, Gustavo; SIMONE, João
Categoria: Sênior (CN)

Resumo:
      Coleta e identificação de plantas arbóreas encontradas no espaço da escola.
17. TDAH: EDUCAÇÃO E COMPORTAMENTO

ARRUDA Maria R.R.; ZICATTI, Eduarda M.; AMORIM, Poliane S.
Categoria: Júnior (CN)

Resumo:
          A sigla TDAH significa Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, ele começa na infância e 50% das pessoas leva para o resto da vida. Além disso, o cérebro da pessoa que possui hiperatividade gera novas estimulações, mantendo sempre a pessoa em estado de alerta. Ele também é conhecido como um Transtorno de Base Orgânica. A metodologia foi realizada a partir de uma pesquisa quantitativa utilizando o questionário de 5 perguntas com o Coordenador da escola, sobre como os alunos são incluídos na sociedade e a relação dos pais com a escola e também do levantamento dos alunos com necessidades especiais. O objetivo é compreender como os alunos conseguem ser inseridos na sociedade e a relação dos pais com a escola. Como resultado foi observado que os professores não obtêm uma especialização necessária para trabalhar com esses alunos, existem vários tipos de necessidades especiais na escola e a família não obtém uma relação boa com a escola.  Em contrapartida social os professores e família precisam saber que o TDAH não é frescura e sim um transtorno muito sério e que precisa ser mais estudado pelos educadores. Com isso, percebe-se que a comunidade necessita demais conhecimento sobre a Educação Especial perante um todo.
E.E. Dolores Antunes da Silva

18. DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS – APLICAÇÃO DE COMPOSTEIRA DOMÉSTICA

BARBOSA, Ana Cynthia Sátiro; SILVA, Gabriela Rodrigues Machado; FRANCO, Mônica Regina.
Categoria: Máster (CN)

Resumo
       A crescente população demográfica faz com que os problemas de contaminação ambiental por resíduos sólidos urbanos sejam agravados. A única maneira que temos para manter a integridade do ecossistema é tomarmos ações para diminuir a emissão de resíduos. O lixo orgânico é muitas vezes desprezado pela população, mas por meio da compostagem pode ter um destino nobre, tornando-se fertilizante e auxiliando não só na redução de lixo enviado para aterros sanitários ou lixões, mas como também reintegrando nutrientes na natureza. Assim, o objetivo desse projeto foi ensinar alunos do nono ano confeccionarem uma composteira doméstica, dando destinação adequada aos resíduos da merenda, e ainda utilizando o húmus proveniente em uma horta comunitária escolar.

E.E. Eugênia Ferrarezi Nunes

19.CANNABIS SATIVA COMO RECURSO TERAPÊUTICO PARA PSICOPATOLOGIAS

SANTOS, Luíz H. S.; PONTES, Maria. L. V.; SIQUEIRA, Luciana M.M.
Categoria: Máster (CN)

Resumo:
       A planta nomeada Cânhamo da Índia, há séculos é utilizada como medicamento, excedendo apenas ao fato de que somente a partir dos anos noventa os recorrentes estudos feitos acima de suas propriedades cognitivas no tratamento psicoativo, passaram a ser mais específicos, sugerindo novas evidências sobre sua finalidade, que, até então, era consumida em abundância apenas como recurso recreativo. A proposta do projeto é visar o uso da substância química Canadibiol (CBD), o Canabinol (CBN) além do Tetrahidrocanabinol (∆9 THC), presente na Cannabis sativa, como tratamento recorrente para neuropatias e disfunções cerebrais, assim como os possíveis efeitos colaterais abrangentes da utilização em excesso da planta. Nessa concepção assomam-se amplas adversidades, ato em que a comunidade emite de forma justa e discursiva as seguintes interrogações: A Cannabis deve ser legalizada? Como tratar uma disfunção? Quais os prós e contras de seu uso? O projeto possuía a princípio o intuito de ceder conhecimento sobre a aplicação da Cannabis como recurso terapêutico para crianças que subsistem ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a visão seguinte foi expandir a ideia central e abranger neuropatias tratáveis. Sobre a temática obtivemos pontos negativos e positivos, pois além de beneficiar o paciente, ela pode também não contribuir.   Convém lembrar o fato de que cada corpo reage de uma forma diferente. Buscamos realizar uma divulgação científica para que as informações possam chegar à comunidade, envolvendo todo um possível conhecimento a base dos questionamentos que ainda existem acima da planta medicinal. A eficácia do tratamento contínuo do extrato da Cannabis por medicamentos, atualmente pode ser considerado ultrapassado, o que mostra a existência de substancias mais eficiente segundo o avanço da tecnologia quando se trata de saúde mental.
E.E. Estação George Oeterer

20. OBSERVAÇÃO DOS CRISTAIS ATRAVÉS DA LUZ VERDE E VERMELHA EM AMOSTRAS LÍQUIDAS
                                                                                                                                                          
Roque, Geovana dos Santos; CASSEMIRO, Gabriel da Silva; TEIXEIRA, Jonathan Antunes.
Categoria: Máster (CN)

Resumo:
A gota irá funcionar como uma lente, que vai receber a luz do laser e vai projetar em tamanho gigante a passagem de partículas ou sujidades da água. Seguindo assim, o princípio físico do microscópio com uma lente biconvexa.
21. MODELO DE UM FORNO SUSTENTÁVEL, UTILIZANDO A ENERGIA SOLAR

SANTANA, Beatriz Lima; SENA JUNIOR, Claudio Fernandes; TEIXEIRA, Jonathan Antunes.
Categoria: Máster (CN)

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um protótipo de um forno solar que não utiliza energia elétrica e nem gás. O forno utiliza somente a energia do Sol, que é considerada uma fonte limpa e sustentável para o ambiente, pois é renovável e não custa nenhum tipo de poluição. Tal protótipo tem por objetivo aquecer alimentos e até mesmo assar dependendo da intensidade do Sol, podendo ser maior ou menor o tempo de preparo do alimento.
22. IDENTIFICAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES EM JOVENS E ADOLESCENTES NA E.E. ESTAÇÃO GEORGE OETTERER – IPERÓ/SP

JOSÉ, Beatriz Kelly Carvalho; SILVA, Miguel Eichemberg Alves; TEIXEIRA, Jonathan Antunes.
Categoria: Máster (CN) 

Resumo:
      A presente pesquisa buscou identificar os hábitos alimentares em jovens e adolescentes na unidade escolar “E. E. Estação George Oetterer”, na cidade de Iperó/ SP. Sendo que, elaborado foi um questionário com informações epidemiológicas, físicas e alimentares dos estudantes. O questionário foi aplicado a um total de 55 alunos, entre meninos e meninas. A partir deste questionário foi observado resultados, bem como, hábitos considerados não saudáveis para alimentação entre jovens e adolescentes.
E.E. Mons. Heládio Correa Laurine

23. OS EFEITOS DA PORNOGRAFIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

CARDOSO, Polyana Keiko Tanaka, ALVES, Rafaela Ap. Barboza, KNUST, Natália
Categoria: Máster (CN) 

Resumo:
         Discussão em grupos de estudo sobre temas relacionados a conteúdos sexuais e conforme os assuntos foram se tornando mais específicos, surgiram questionamentos sobre como a pornografia pode influenciar o desenvolvimento de crianças com idade entre 10 e 13 anos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Salto

24. EDUCAÇÃO 4.0: ABORDAGENS, EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS

NASCIMENTO,Giovana Rodrigues;KOKUMAI, Fabíola T de Figueiredo
Categoria: Tecnologia (Máster)

Resumo:
           O termo Educação 4.0 está relacionado aos aspectos da educação que vão desde questões pedagógicas até as formas de estruturar conteúdos e os espaços onde serão realizadas as aulas. O tema muitas vezes está associado à Cultura Maker – do faça você mesmo – e tem encontrado adeptos entre os educadores. O objetivo do projeto é se aprofundar nas bibliografias disponíveis relacionadas à Educação 4.0, estudando os principais pensadores da educação que contribuíram para as Teorias de Ensino-Aprendizagem e, entender a correlação destes pensadores com as necessidades atuais dos estudantes. Pretende-se com este projeto, aplicar questionários para saber o quanto os termos Educação 4.0 e Professor 4.0 estão difundidos e como são realizadas as aplicações dos conceitos em ambiente escolar. Casos de implantação da Cultura Maker serão estudados como forma de compreender as facilidades e os desafios da implantação desta cultura em sala de aula. Ainda, como forma de difusão da ideia e como parte do projeto, pretende-se gerar material de divulgação para escolas públicas da região, como forma de estímulo a aprendizagem em Metodologias Ativas.


25. ANÁLISE DE JUNTA COLADA “DOUBLE CANTILEVER BEAM”
UTILIZANDO O MÉTODO DE ELEMENTOS DE CONTORNO

PINHEIRO, Alícia Maria; PAIVA, William Portilho
Categoria: Tecnologia (Gestão de Produção Industrial) 

Resumo
         Este artigo apresenta uma aplicação do Método dos Elementos de Contorno (MEC) para o cálculo de tensão e deformação em juntas coladas. Especificamente, são estudados os valores das tensões normal e de cisalhamento presentes na região colada de uma junta denominada “Double Cantilever Beam” (DCB). Cada uma das partes da junta é modelada utilizando-se a técnica de sub-regiões.


26. APRENDIZAGEM PERSONALIZADA A PARTIR DO PROJETO DE VIDA PARA ALUNOS DO IFSP: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR

CARDINALLI, Juliana; SÃO PEDRO, Joana
Categoria: Tecnologia (Sênior)

Resumo
          O presente projeto se volta à aprendizagem personalizada partindo da construção de um projeto de vida sob a ótica da transdisciplinaridade com um grupo focal de alunos do primeiro ano do ensino médio integrado ao técnico em automação e informática. O objetivo principal da personalização é que cada aluno participante do projeto possa se conhecer melhor, ampliando a percepção de seu próprio potencial em todas as dimensões. Além disso, por se configurar como um componente transversal, o projeto de vida faz uma interlocução entre os interesses e paixões de cada aluno e seus talentos, história e contexto em que está inserido (MORÁN; BACICH, 2017). Além disso, a perspectiva transdisciplinar volta seu olhar para a completude do ser, ou seja, seu pensar, sentir, agir, criar e intuir (MORAES, 2015). Nesse sentido, o projeto de vida pode contribuir para que o aluno tenha bases para se situar no mundo com seus valores e desejos. É uma construção fundamental para estudantes do ensino médio que se encontram angustiados pela pressão de escolher uma carreira profissional de forma racionalista. A abrangência da transdisciplinaridade pode ajudar o aluno a refletir sobre uma escolha que vai além de questões técnicas, passando por quem cada um é.


27. LEVANTAMENTO, COLETA, ORGANIZAÇÃO, PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES SOBRE ESTUDANTES EVADIDOS DOS CURSOS DO IFSP PARA FINS DE GESTÃO EDUCACIONAL

CONCEIÇÃO, Guilherme D.; YAMAMOTO, Claudio H
 Categoria: Tecnologia (Análise de Desenvolvimento de Sistemas)

Resumo
         O acompanhamento de alunos evadidos é uma ferramenta essencial na construção de indicadores para as instituições de ensino, pois podem ser utilizados para avaliar a qualidade dos cursos oferecidos e aprimorá-los. Entretanto, esta atividade não é fácil, pois exige a construção/manutenção de portais para cadastro de alunos evadidos; a realização de pesquisas por meio de formulários. Sendo assim, este projeto visa criar um sistema de coleta, organização, processamento e análise de informações públicas da rede social profissional LinkedIn sobre estudantes evadidos do IFSP – Salto para fins de gestão educacional.


28. O LAZER E A CIDADE DE SALTO: ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

ÁVILA, Aldrey Iala; ALVES, Cathia
Categoria: Tecnologia (Sênior) 

Resumo:
         Essa pesquisa é um recorte de uma investigação de Iniciação Científica que tem como tema, “As políticas públicas de lazer e a cidade de Salto – SP: O olhar dos servidores do IFSP câmpus Salto”. O objetivo foi realizar uma leitura inicial sobre o tema do lazer e diagnosticar os espaços e equipamentos de lazer na cidade de Salto. A estratégia metodológica é revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Para levantamento futuro dos dados contaremos com aplicação de questionário para todos os servidores do IFSP câmpus Salto, sujeitos escolhidos nesta pesquisa, pelos critérios de acessibilidade e intencionalidade. O objetivo geral da investigação é compreender se os servidores e servidoras conhecem os espaços de lazer da cidade, se gostam e se realizam práticas de lazer no município. Assim, neste recorte inicial, escolhemos abordar os espaços e equipamentos da cidade de Salto. Um dos pilares das políticas públicas de esporte e lazer, são os locais adequados para o acesso e oportunidade para vivências de lazer, já que a grande maioria do tempo passamos no âmbito da cidade. Portanto, o questionamento é: A cidade de Salto tem espaços e equipamentos de lazer? Se sim, quais são? Até o momento a pesquisa se encontra em andamento.

EE. Leonor F. da Silva


29. MÚSICA PARA TODOS

MEZZALIRA, Ana Luiza; SCHOBA, Gustavo; SAVIANI, Isabelle
Categoria: Sênior (CN) 

Resumo:
          O presente projeto mostra uma possibilidade barata e interessante de ensinar música para surdos. O sistema consiste basicamente em um circuito elétrico que, conectado a um sistema amplificador de som, permite acender uma lâmpada sempre que um som estiver sendo emitido pelo amplificador.

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E.E. Monsenhor Seckler

30. AR CONDICIONADO CASEIRO


RIBEIRO, Gabriel David; ALVES, Beatriz de Campos; DUMONT, Lícia Maria
Categoria: Máster (CN) 

Resumo
        Projeto desenvolvido afim de demonstrar o sistema de funcionamento do equipamento e ao mesmo tempo mostrar que podemos usar estratégias para utilizar materiais que muitas vezes são descartados.

31. DO LIXO A ARTE

PEREIRA, Lisboa Estevão; ALMEIDA, Vitória Cristina Paulino de; DUMONT, Lícia Maria
Categoria: Máster (CN) 


Resumo
       Devido a triste realidade observada nos rios e mares em relação ao lixo solido, o grupo decidiu desenvolver um projeto que poderá diminuir essa problemática. Sabemos que através da conscientização essa situação poderá mudar.

         Reduzir o consumo e reutilizar materiais é o caminho para um mundo sustentável. O objetivo é ressignificar materiais para que desperte a consciência sustentável.


32. ENERGIA EÓLICA


ALVES, Maria Eduarda Gomes; OUROS, Xaiane Raquel dos; DUMONT, Lícia Maria
Categoria: Sênior (CN) 

Resumo
     A realidade atual nos preocupa, pois segundo pesquisas daqui a alguns anos a temperatura média da Terra aumentará. Pensando nisso os alunos decidiram desenvolver um projeto que demonstrassem outras estratégias energéticas mais sustentáveis. Após a observação de vídeos e documentários foi construído uma maquete demostrando a eficiência energética e sustentabilidade desse meio de produção de energia. 


33. ENERGIA SOLAR

PEDRO, Vitória Caroline; ANASTACIO, Giulia Gonsalves, DUMONT, Lícia Maria
Categoria: Sênior (CN) 


Resumo 
        Por meio deste projeto os alunos pretendem demonstrar os benefícios promovidos pela energia proveniente do sol. Focando na sustentabilidade os alunos montaram uma maquete e aprofundaram estudos sobre o funcionamento, uso e benefícios dessa fonte de energia.



E.E. Prof. Pery Guarany Blackman

34. REUSO DA ÁGUA NO AMBIENTE ESCOLAR
                                                                                                                                                      
BARCELLI, Ana Carolina; PAULINO, Manoella de Castro; de ALMEIDA, Aline Maria Belasco
Categoria: Júnior (CN)   

Resumo
          A água é um recurso natural de total importância para nossa sobrevivência, não conseguimos sobreviver sem ela, mas mesmo assim os seres humanos não valorizam a importância desse recurso. Os fatores que desencadeiam a diminuição da água em nosso planeta, estão relacionados com o excessivo consumo e com as ações inconscientes de utilização da água. As águas cinzas são geradas a partir de processos domésticos, correspondendo entre 50 a 90% de esgoto residencial que serão reutilizados para outras atividades no ambiente escolar como a limpeza (de salas de aula, pátio, etc.) e irrigação de plantas (jardins e hortas). Pensando nisso, esse projeto foi realizado a fim de sugerir o reuso das águas cinzas da escola. Para tal, foi confeccionada uma maquete que representa a sugestão desse projeto onde houve desvio dos canos das pias, dos bebedouros, dos banheiros femininos, masculinos e das cozinhas para um pré-filtro. O pré-filtro é uma tela sobre o reservatório que formará um tipo de peneira, retirando da água os resíduos indesejados e a levando a limpar para o filtro. O filtro seria composto por um reservatório com pedra brita (pedra fina), areia lavada e carvão. Depois da água já filtrada, ela vai para bomba, que a transportará para um terceiro reservatório onde a água filtrada não potável poderá ser retirada para reuso.


35. RETENÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO DESPEJO NAS ÁGUAS MARINHAS
                                                                    
OLIVEIRA, Ana Laura Brichi; PEREIRA, Isabella Cardoso; de ALMEIDA, Aline Maria Belasco
Categoria: Máster (CN)  

Resumo
     A Terra é conhecida como Planeta Água. Cerca de 70% do território da Terra é composto por água. Mas tudo isso pode ir embora e tornar a vida no planeta algo raro com a poluição de mares, oceano e baías. As águas dos oceanos e mares são contaminadas e poluídas, principalmente, pelos dejetos introduzidos pelos rios que, em sua maioria, deságuam no litoral. As alternativas existentes hoje para a diminuição da poluição aquática são projetos de mutirões realizados poucas vezes para a coleta de lixo plástico em beira mar, projetos para a melhoria do saneamento básico que poucas vezes são empregados e projetos de conscientização e instrução para o descarte correto de materiais. Pensando nisso, foi confeccionada uma maquete com a sugestão de um filtro de retenção dos resíduos sólidos, com uma caixa coletora, antes da chagada do lixo ao mar. Foi confeccionada uma maquete com base em um projeto previamente planejado (Fig. 1). Os materiais utilizados foram um cano, que serviu para representar o cano em que a passagem da água ocorre; Caixas de acrílico, que serviram como armazenamento da água; uma bomba de aquário, que serviu como um método de não deixar a água parada e representar o fluxo da mesma; um filtro feito com arame que se localiza dentro do cano de acrílico que serve para filtrar qualquer tipo de resíduo grande de plástico, madeira, vidro etc. A maquete foi concluída com sucesso, demonstrando como o filtro com a caixa coletora podem funcionar e ajudar a diminuir a quantidade de resíduos sólidos nos oceanos.


36. DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA ALUNOS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOW

de FREITAS, Enzo Thomaz; da SILVA, Thiago Stange; MARTINS, Alexander Willem Mendonça; de ALMEIDA, Aline Maria Belasco
Categoria: Júnior (CN) 


Resumo
        Diferente do que muitos pensam a síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma desordem genética. Trata-se de uma desordem cromossômica, que impõe múltiplos desafios não só à criança acometida, mas também a toda sua família. Sabe-se que o portador da síndrome de Down, precisará de condições especiais, sendo orientado por profissionais (psicopedagogo, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, entre outros especialistas) para que o seu aprendizado ocorra de forma mais prazerosa. O sistema de ensino atual não é suficiente para alunos com dificuldades de aprender, mas com formas alternativas, como jogos educativos, esses alunos podem ser ajudados a chegar ao aprendizado necessário. Um passo errado nessa etapa pode levá-lo a um futuro sem a alfabetização. Geralmente, alguns portadores da Síndrome de Down ficam adultos sem aprender a ler e escrever ou ter controle de sua coordenação motora. Pensando nisso, foram desenvolvidos jogos educativos para facilitar a aprendizagem de um aluno portador da síndrome de Down que está cursando o 8º ano do ensino fundamental II e ainda não está alfabetizado. Para tal, foram confeccionados dois tipos de jogos: um de letras para a formação de palavras e o outro de imagens de animais para memorização e escrita. Após a confecção dos jogos, os mesmos foram apresentados ao aluno Alexander. Ele formou as palavras e através da repetição aprendeu a escrever seu nome, por exemplo. Para o aluno os jogos foram eficientes, ele se integrou com os componentes do grupo e se interessou para escrever as palavras e conhecer a letras, mas deve-se adaptar os jogos a realidade de cada aluno e de cada escola.

37. OCORRÊNCIA DE DENGUE NA COMUNIDADE ESCOLAR

dos SANTOS, Lana Roberta de Paula Miranda Duarte Gomes; SOUZA, Pablo Henrique Brito; de ALMEIDA, Aline Maria Belasco
Categoria: Máster (CN) 


Resumo
        A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ela não tem tratamento específico, causa sintomas como febre alta e dores no corpo, e pode até matar. Sua incidência aumenta no verão, em dias quentes e úmidos. Uma das grandes “causas” da proliferação do mosquito é o descarte de materiais como: pneus, latinhas, garrafas pet, entre outros. Pensando nisso, esse projeto foi elaborado para conscientizar a comunidade escolar sobre a doença. Para tal, foi realizada uma pesquisa online com diversas questões sobre o tema e após a análise dos dados  foram criados cartazes espalhados pela escola. Dos participantes da pesquisa, 75% já tiveram ou conhecem alguém que já teve dengue, o que indica que a doença está fortemente disseminada na comunidade escolar. Em relação a ocorrência dos locais propícios para o desenvolvimento das larvas do mosquito, 78% dos entrevistados disseram que em seu bairro existem esses locais. Para 57% dos participantes da pesquisa, os responsáveis pela ocorrência de locais propícios são os habitantes do próprio bairro. Todos os entrevistados consideram importante a visita dos agentes sanitários em suas residências e 91% deles considera que a responsabilidade pela limpeza do bairro é também dos munícipes.



E.E. Sylvia de Paula Leite Bauer

38. APRENDENDO GEOGRAFIA COM JOGOS

GRACIA, Giulia; PEÇANHA, Renan; BORGES, William
Categoria: Máster (CH)


Resumo
       Recurso pouco aplicado na sala de aula, contudo tem elevado valor no ensino, por criar certa expectativa e entusiasmo nos alunos. Foram produzidos 6 jogos do tipo tabuleiro sobre as regiões brasileiras. Os alunos do 7 ano receberam a oportunidade para jogar estes jogos e tiveram um bom avanço nas dificuldades e a sua aproximação com a matéria.


39. GARRA HIDRÁULICA

TRAVASSOS, Victor G. M. L.; CARVALHO, Ruan. S.; JIUPATO, Carlos E.
Categoria: Máster (CN) 


Resumo
       As pessoas com necessidades especiais enfrentam inúmeras dificuldades em seus ambientes de estudo, trabalho e até mesmo lazer. No entanto, felizmente, empresas e pesquisadores buscam facilitar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e, em geral, no convívio social. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Este projeto visa facilitar o manuseio de objetos no cotidiano, na escola ou em casa por meio de uma garra hidráulica feita com materiais de baixo custo para agarrar e manusear objetos.



E.E. Vitório Togni Capitão

40. ANÁLISE DOS PARÂMETROS FÍSICO - QUÍMICOS DA ÁGUA EM ESCOLAS PUBLICAS E SUA REUTILIZAÇÃO

BERION, Fernanda Aparecida Mota; STRINGARI, Benedito Roberto
Categoria: Máster (CN) 


Resumo
     Com o intuito de amenizar a poluição hídrica, monitorar a qualidade da água que bebemos no cotidiano escolar, e economizar este recurso que é de extrema importância para todas as espécies; este trabalho traz uma análise microbiológica da água feita em escolas públicas da cidade de Cabreúva/SP. Com o controle de diversos parâmetros físioquímicos da água, juntamente com uma proposta de reutilização da mesma, será proposto uma adaptação em um sistema de tratamento e filtragem deste solvente universal.


41. CRISPR-CAS9: MANIPULAÇÃO GENÉTICA E SUPER - HUMANOS

OLIVEIRA, Sophia E.; STRINGARI, Benedito Roberto; SANTOS, Flaviana Brainer
Categoria: Máster (CN) 


Resumo
         A técnica CRISPR-CAS9 foi usada pela primeira vez em 2012, proposta por um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, liderados pelas cientistas Jennifer Doudna e Emmanuelle Charpentiner, da Universidade de Umea.  O método se baseia no sistema de defesa contra agentes invasores encontrado no organismo de bactérias, utilizando da enzima de restrição Cas9 como uma tesoura molecular. Dessa forma, é possível a manipulação/edição genética a partir do corte de uma parte do DNA, sua exclusão e a adição de um novo gene. As questões problemas que guiaram o projeto se basearam na possível eugenia da raça humana, as vantagens e desvantagens do método, os dilemas éticos e a opinião da sociedade perante o poder cientifico do século XXI. Para a pesquisa quantitativa, foi desenvolvido um questionário, direcionado a jovens entre 14 e 17 anos, com a intenção de obter suas opiniões sobre a manipulação genética de embriões humanos. No geral, o projeto visa informar sobre o método de edição genética e abrir discussões entre diferentes faixas etárias sobre a possível criação dos ‘’super humanos’’.


42. SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSIBILIDADE PULSEIRA TECNOLÓGICA PRESENCIAL

SILVA, Lucas; Idelfonso, LUICK; Hellmeister, Carlos
Categoria: Máster (Mat.)


Resumo
          Este aparelho tecnológico é uma pulseira que ficará no pulso do aluno, e tem como propósito principal marcar a entrada, presença e saída do aluno de escolas ou faculdades. E também manter a segurança impedindo a entrada de pessoas não autorizadas.


43. DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER POR MEIOS EXTERNOS

     BOREGAS; Sara Marcuci; STRINGARI; Benedito Roberto; BRAINER
Categoria: Júnior (CN) 


Resumo
       Com o intuito de diminuir o índice de câncer provocado por meios externos, este projeto traz como forma de conscientização, uma pesquisa quantitativa realizada com a população local, visando analisar o conhecimento da sociedade em relação aos tipos de prevenção contra a neoplasia, apresentando assim, formas de conscientizar as pessoas com recursos já disponíveis no ambiente escolar.



44. PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA POR MOTO - CONTÍNUO

NORTON, Rebecca Ann; SANTOS, Manoeli Kailani dos; HELLMEISTER, Carlos Eduardo
Categoria: Máster (Mat.)


Resumo
     Na sociedade atual, tudo está conectado em uma fonte, mas enquanto há áreas privilegiadas na questão elétrica, há, ainda, áreas onde desprovidos de energia, assim tendo que recorrer aos meios alternativos de energia.
      Atualmente, são existentes dez meios de produzir energia – entre limpas, alternativas e poluentes –, mas nenhuma dessas fontes saem barato para abastecer um município (incluindo as áreas rurais afastados dos grandes centros.)
      Pensando nisso, projetamos a máquina de moto-contínuo, que, por uma série de fatores não abasteceria um município, mas seria capaz de abastecer uma fazenda com três ou mais casas.

    Clique aqui para acessar o artigo.


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ISSN: 2594-7532.

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